George Segal (1924 - 2000)


George Segal (Nova York, 26/11/1924 - Nova Jersey, 09/06/2000) nasceu em uma família de criadores de aves. Depois de estudar arquitetura, foi obrigado a substituir o seu irmão no exército (1942). Ele estudou ainda psicologia, literatura, história e filosofia.
Foi casado e administrava uma fazenda de galinhas enquanto participava da associação dos artistas onde se encontrou com Allan Kaprow e Hans Hofmann. Ele começou a esculpir e fez sua primeira exposição individual em 1956, na Galeria Hansa em Nova York. Em seguida, tornou-se professor na Piscataway High School.


Em 1960, um aluno o deu tiras de gesso, o que foi um gatilho para o artista que soube imediatamente o que fazer e acabou se tornando pioneiro no uso de gaze gessada como meio escultórico. Neste processo, ele cobria a pessoa (modelo) com a atadura e após a secagem, juntava as partes removidas do corpo com mais gesso para fechar a escultura oca. Esse processo não usa o tradicional molde vazado, o próprio corpo do modelo recebe a capa de gesso e é a escultura definitiva, incluindo a textura grosseira da gaze. Seu primeiro modelo foi a própria esposa e ele levou dois anos para dominar e aperfeiçoar esta técnica nova. Seus personagens em gesso e bronze - que sempre tiveram seus amigos e familiares como modelo - ficaram famosos em todo o mundo, tornando-o o escultor mais original e mais importante de sua geração.
Ele criou figuras com aspecto fantasmagórico em tamanho natural, inseridas em cenários reais, provocando um enigmático contraste entre o anonimato dos indivíduos completamente desumanizados e a deslumbrante vida dos artistas de consumo. Segal transformou situações e gestos simples do cotidiano em estudos inertes do comportamento humano.

ALGUMAS OBRAS:



 

 

 






 

 

 

 

 

 
 




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Fontes:
- MIRANDA, Leonardo dos Passos. Enciclopédia do Estudante: história da arte: artistas, estilos e obras-primas. São Paulo: Moderna, 2008.
- http://www.segalfoundation.org/

- Wikipedia

2 comentários:

Lucas disse...

Trabalho de escola...Obrigado pela postagem!!

Beatriz disse...

Muito boa a postagem, obrigada!